MID SEASON SALE - Poupe até 60 % em artigos seleccionados COMPRE AGORA
Ténis de corrida para pés chatos

Ténis de corrida para pés chatos

22. 9. 2023 6 minutos lendo

Os pés chatos incomodam uma parte significativa da população que corre. É um desses corredores? Descubra quando é que o pé chato é grave, quais os sapatos de corrida a usar e porque é que um exame aos pés é importante.

Pode ficar surpreendido ao saber que os pés planos são normais até certo ponto, embora demasiado demonizados, e não afetam negativamente a vida de um corredor. Na verdade, os pés da maioria das pessoas desviam ligeiramente para dentro ao caminhar. Esta é uma reação natural do pé para encontrar equilíbrio e manter a estabilidade. O problema surge quando o pé está gravemente plano - então sente dor nos músculos e articulações dos pés. Nessa situação, as estruturas moles já se adaptaram à condição inadequada do pé e aos seus estereótipos mal aprendidos. O pé pisa principalmente no lado interno do pé, que cai consideravelmente, e tem que suportar uma grande parte do peso corporal. Isso causa a dor e pressão mencionadas anteriormente nas articulações, especialmente nos joelhos e quadris, e também afeta a postura correta.

Se tem pés planos - e queremos dizer pés planos pronunciados - é importante escolher sapatos de corrida que lhe dêem o apoio, estabilidade e conforto certos. Basicamente, pode optar por dois tipos de sapatos de corrida, a saber:

1) Sapatos de corrida com suporte de pronação

O primeiro tipo de sapato de corrida que pode escolher é o que tem suporte de pronação. Pronação e pés planos estão intimamente ligados. Em ambos os casos, o tornozelo e todo o pé caem para dentro. Os sapatos de corrida com suporte de pronação são firmes, proporcionam suporte ao pé na área do arco do meio do pé e têm uma camada de amortecimento ótima na entressola. Tenha em mente que os sapatos de pronação não resolverão o problema dos pés planos para si, apenas aliviarão o desconforto da corrida dando ao arco o suporte de que necessita.

Os sapatos de suporte de pronação populares entre os corredores são:

altra_timp_4_běžecké_boty

2) Sapatos de corrida minimalistas

O calçado minimalista está cada vez mais popular nos dias de hoje. Mas o que significa realmente este termo? Bem, significa um sapato que, graças à sua construção, permite-lhe pisar naturalmente, usar todo o potencial do pé e ter um efeito positivo nos pés planos, pronação e supinação.

Mas tenha cuidado, este tipo de calçado requer um período de adaptação. Se começar imediatamente a usar sapatos minimalistas em todas as corridas, será um choque para o seu corpo. O tipo de choque que poderia levar a dores nas panturrilhas, joelhos ou tendões de Aquiles. Por que existe tal risco? Porque eles envolvem grupos musculares e nervosos que estão "adormecidos" em sapatos regulares, uma vez que não têm estímulo para funcionar, não estão em uso. Em resumo, nos sapatos minimalistas, é apenas você e seus pés tendo de fazer o trabalho árduo. É uma boa ideia alternar sapatos minimalistas com os que está habituado e usá-los para corridas mais curtas em superfícies mais macias, por exemplo, no bosque. Embora enfrente um desafio no início, diz a lenda que uma vez que se habitue aos sapatos minimalistas, não quererá correr com mais nenhum tipo de sapato.

Os sapatos de corrida minimalistas podem ser divididos em duas categorias:

Sapatos com drop baixa ou zero

Drop em sapatilhas de corrida significa a diferença na quantidade de amortecimento entre o calcanhar e a ponta do pé. Quanto menor for o número, mais natural será a passada de corrida que o seu sapato permitirá. E natural é exatamente o que você precisa. Os modelos mais vendidos são estes:

Sapatilhas barefoot ou corrida descalça

Correr descalço ou sapatilhas que simulam correr descalço requerem treino e paciência. Não pode depender de qualquer amortecimento, proteção ou suporte. Se não se sentir confortável a correr descalço, tudo bem. Em vez disso, recomendamos que inclua caminhadas descalço sempre que o ambiente o permitir - no relvado do seu jardim, num prado ou numa clareira na floresta. Para correr e caminhar, o modelo de sapatilha Merrell Vapor Glove é adequado para superfícies macias e irregulares.

sapatilhas_merrell

Análise da marcha

Se suspeita de alguma anormalidade na corrida e não sabe que sapatilhas escolher, é aconselhável fazer uma análise da marcha. Irá descobrir sobre possíveis desalinhamentos do tornozelo, distribuição do peso durante a passada, proporção de carga de ambos os lados do corpo, e outras informações interessantes. Normalmente é fornecida em centros desportivos especializados ou por fisioterapeutas.

Tenha em mente que cada pessoa tem pés diferentes e o que serve para um corredor com pés planos pode não servir para outro. Em caso de desconforto e dor, consulte um podologista ou fisioterapeuta para se focar no mais importante, que é abordar ativamente o seu problema: exercícios especiais, alongamentos, ativações, etc.


CONSELHOS SOBRE PRODUTOS