Jogging vs. corrida. Sabe qual é a diferença entre eles?

Jogging vs. corrida. Sabe qual é a diferença entre eles?

1. 2. 2023 6 minutos lendo

O jogging não é apenas um nome novo e "moderno" para a corrida. O que é o jogging e quando é que está realmente a correr? Descubra no Top4Running!

Jogging e corrida. Duas actividades físicas muito semelhantes, mas diferentes. Conheça as suas diferenças, benefícios e a quem se destinam.

Jogging ou corrida indiana

O termo jogging é cada vez mais utilizado no mundo actual da corrida. Significa alternar corrida a um ritmo fácil com caminhada. Esta forma de deslocação do ponto A para o ponto B remonta à Indianos, e é por isso que provavelmente já ouviu o nome Corrida indiana, como também é vulgarmente chamado.

Quais são os benefícios do jogging?

O jogging é uma actividade aeróbica e é intensidade baixa a moderada. É uma óptima ferramenta para construir condição física e resistência e também para perda de peso e queima de gordura pois aumenta o seu gasto calórico global. É muito flexível porque só depende de si a distância que corre e a distância que caminha. Pode definir um plano com antecedência, por exemplo, 1 minuto de jogging / 1 minuto de caminhada, mas também pode seguir os seus próprios sentimentos. Outra vantagem é o facto de não ter de se preocupar com a elevação do percurso e de não medir métricas como o tempo, a quilometragem ou o ritmo médio. Basta colocar os seus Ténis de corrida e correr!

Para quem é adequado o jogging?

  • Para principiantes - O jogging ajuda-o a encontrar a sua própria relação saudável com a corrida nos seus inícios de corrida. Gradualmente, começará a incorporar "jogging runs" na sua rotina diária e o seu corpo começará a habituar-se à actividade física. Ao não exagerar no início, irá evitar o treino excessivo, ter espaço para dominar a sua técnica de corrida e não stressar com o tempo ou a quilometragem.
  • Para pessoas com excesso de peso - A corrida exerce uma grande pressão sobre o sistema músculo-esquelético e as pessoas com excesso de peso correm um risco muito maior de sentir dores. Além disso, uma má técnica de corrida pode causar danos irreversíveis nas articulações, tendões e ligamentos, so começar devagar com o jogging. Recomendamos que faça uma consulta com um profissional, como um fisioterapeuta ou treinador de corrida, que lhe pode dar conselhos valiosos antes de começar.
  • Para corredores após uma lesão ou doença - Se está a voltar a correr depois de uma doença ou complicações de saúde, comece por fazer jogging e regresse gradualmente ao ritmo anterior à lesão ou doença. Atenção, a pressa pode provocar ainda mais dor ou recaída.

Asics_Gel-Nimbus_25

E o que significa correr?

Correr é uma actividade contínua e ininterrupta a um ritmo. Um corredor regista a distância percorrida, o ritmo ou o tempo total. Em seguida, analisa os dados e as estatísticas, por exemplo, num relógio desportivo ou mantém um diário de corrida. O corredor também alterna entre vários tipos de treino e intensidades, por exemplo, corridas de ritmo, intervalos, corridas longas, subidas de colinas ou escadas, durante o qual também se treina a força. Algumas pessoas preferem distâncias curtas e rápidas, enquanto outras preferem percursos longos de resistência. Em suma, para além do prazer, os corredores correm porum objectivo específico, como fazer uma corrida ou melhorar os seus recordes pessoais.

Correr e os seus benefícios

A principal vantagem da corrida em relação ao jogging é a intensidade relativamente elevada, que aumenta ou mantém uma pessoa numa  condição física muito boa. Outro aspecto positivo é a variedade de exercícios. Correr também ensina não só a resistência física, mas também a resistência mental = disciplina. Se uma pessoa está a treinar para uma corrida, provavelmente está a seguir um plano de treino, a fazer treino de força, de recuperação e comer de forma equilibrada para obter o máximo desempenho no dia da corrida.

Quando mudar do jogging para a corrida?

Ou para quem é que correr é adequado? Provavelmente não quer ouvir esta afirmação banal, mas não podemos evitá-la - a mudança para a corrida é uma questão individual e depende muito dos seus sentimentos subjectivos. Mas há três coisas básicas em que nos devemos concentrar:

  • O seu corpo deve estar habituado ao esforço físico - Não deve ser um problema correr durante 30 a 40 minutos a um ritmo constante sem parar.
  • Não deve ter complicações de saúde - Sem dores nas articulações ou respiração excessiva .
  • Passar a correr gradualmente - Ouça o seu corpo e diminua a intensidade se for necessário. Pode alternar entre o jogging e a corrida e brincar com o ritmo!

Běhání_vs_jogging

O que é que o jogging e a corrida têm em comum?

Embora cada actividade seja abordada de forma diferente, existem alguns alguns benefícios comuns que traz à sua vida:

  • Construir condições físicas
  • Efeito positivo no sistema cardiovascular e na função cardíaca
  • Melhorar a saúde geral, a vitalidade e a resistência
  • São uma ferramenta para redução de peso
  • Estar na natureza tem um efeito positivo na sua mente (muitas vezes stressada)

Quer seja um praticante de jogging ou um corredor, o mais importante é desfrutar do movimento. Não importa se está a treinar para uma corrida ou a correr por diversão - o importante éencontre o seu PORQUÊ e manter-se fiel a ele!