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Como começar a correr depois de adoecer? volte a correr lenta mas seguramente!

Como começar a correr depois de adoecer? volte a correr lenta mas seguramente!

27. 3. 2023 6 minutos lendo

Tem estado doente e agora quer voltar a correr? Temos conselhos sobre como evitar uma recaída ou consequências permanentes e voltar ao bom caminho!

Dores, febre e fraqueza. A doença ou uma constipação é um obstáculo desagradável na vida pessoal e de corrida. Como se volta ao bom caminhok de forma segura e responsáveldepois? Temos 5 questões essenciais para responder antes de calçar os seus sapatos de corrida.

1) Quão grave era a sua doença? 

É muito importante saber quão grave é a doença porque há algumas delas que colocam apenas uma ligeira tensão sobre o corpo, outras mais. Em geral, podemos colocá-las em dois grupos:

  • Carga corporal ligeira: Isto inclui, por exemplo, a tosse ou problemas respiratórios, sem febre. Neste caso, é suficiente limitar a intensidade e não exagerar as primeiras formações. Comece por caminhar e aumente gradualmente a intensidade de acordo com a forma como o corpo reage a eles e fluentemente passar a carga completa.
  • Carga corporal elevada: As doenças com febre, vírus ou constipações podem tornar o corpo muito mais fatigado. Mesmo que já se sinta bem, tem de pensar nos seus órgãos, que não comunicam o seu estado tão facilmente. É bom descansar durante uma semana após a doença e só depois passar para um regresso gradual a treinar. Em caso de temperaturas mais elevadas, deverá aproximar-se ainda mais cuidadosamente do regresso. Quando se sentir bem, comece por caminhar durante uma semana no início, ouvindo o seu corpo, especialmente a rapidez com que o seu ritmo cardíaco aumenta e se tiver falta de ar. Comece a treinar quando estas duas coisas estão no "o seu normal". E mais uma vez repetimos - lenta e gradualmente! Se foi mandado para a cama pelo seu médico, não se esqueça de o consultar sobre o seu regresso aos treinos.

Jak začít s běháním po nemoci?

2) Que medicação tomou?

Uma questão relacionada com a anterior. A medicação que  tomou tem um efeito importante no corpo humano - para além da doença, tem de "lutar"com medicamentos que não está habituado tomar Se forem antibióticos e medicamentos agressivos similares, não contem com um rápido retorno à carga, infelizmente. Três a seis semanas é o tempo mais curto para iniciar a actividade física. Só então se pode começar lentamente a treinar. O que tais medicamentos fazem ao seu coração ou fígado, por exemplo, não é aparente à primeira vista. Se exagerar, arrisca-se  a danos irreversíveis para o seu corpo. Mesmo em termos de medicação, consulte o seu plano para voltar a correr com um médico.

3) O que causou a sua doença?

Esta pergunta é difícil de responder. Existe uma actividade no seu estilo de vida que regularmente faz com que fique doente? Tente pensar nisso. Muitas vezes não se apercebe porque faz algumas coisas automaticamente e nenhuma doença aparece. Mas depois vem o tempo gelado, stress de trabalho, ou o cansaço de uma longa viagem - coisas bastante comuns que podem fazer adoecer sob certas condições. Tente detectar estas causas subtis e pense em como mitigar o seu impacto. Por exemplo, pode saltar uma corrida, dar um passeio em vez de treinar, ou tirar um tempo para si próprio e relaxar. Ao tomar estas pequenas precauções, pode prevenir doenças a longo prazo no futuro.

4) Quanto tempo durou a sua doença?

Se estiver desligado durante dois dias, o corpo voltará à sua força máxima muito rapidamente. Mas se o período de doença subir nas semanas, o regresso demorará mais. O corpo enfraqueceu, e a tensão intensa iria colocá-lo de novo na cama. Dê a si mesmo tempo e espaço para uma recuperação completa e não  tente apressar qualquer situação. Sapatilhas de corrida não  vão a lado nenhum, prometemos.

To, co léky napáchají například na vašem srdci, není na první pohled znát.

5) Como é que o seu corpo reage após uma doença?

Cada pessoa é diferente, tem capacidades diferentes, e reage de forma diferente ao stress, à tensão e também à doença. Reconhecer-se-á definitivamente nestas situações e se souber que precisa de mais tempo para começar, não deixe os seus amigos convencê-lo a correr colinas uma semana após a sua doença. Não seria bom para o seu corpo, mas um risco de voltar a um modo de repouso.

Conselhos gerais sobre como lidar com a doença

  • Sempre, e não só depois de uma doença, tente sentir e ouvir o seu corpo. Veja o seu ritmo cardíaco, e a sua respiração, e repare como se sente ao longo do dia. Se souber o qual é o estado " normal" do seu corpo, pode mais facilmente detectar o início da doença.
  • Não tente entrar em treino completo assim que a sua febre cair. Dê a si próprio tempo e espaço para recuperar e regenerar totalmente. O seu corpo devolverá os cuidados.
  • Se tem estado a tomar medicamentos, consulte o seu médico. Aceitar os seus conselhos e recomendações para evitar mais complicações de saúde.
  • Sabemos que é desafiante, mas tente abordar a doença de uma forma positiva. Abrande, relaxe, leia aquele livro que tem na sua gaveta, ou veja aquele filme que normalmente não tem tempo para. Vai desfrutar de muitos quilómetros de corrida após a recuperação!

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