Sapatilhas de meia maratona de estrada ou de maratona para corredores de passatempos

Sapatilhas de meia maratona de estrada ou de maratona para corredores de passatempos

17. 1. 2023 7 minutos lendo

Que sapatilhas de corrida usar para a sua primeira meia maratona ou maratona? Temos dicas sobre sapatos de estrada que têm as características essenciais para correr estas distâncias populares.

Se quiser correr a sua primeira meia maratona ou mesmo maratona e não está preocupado principalmente com o tempo, mas com acabar a corrida, recomendamos uma sapatilhas de treino para volume de estrada. As características mais importantes das sapatilhas de maratona para corredores de hobby são:

  • Tamanho e largura - Os aspectos básicos de qualquer sapatilha de corrida. Lembre-se que durante as corridas mais longas o pé incha e precisa mais espaço, por isso escolha um sapato que seja 1-2 tamanhos maiores e suficientemente largo para o seu pé.
  • Amortecimento - Você tem muitos impactos sobre uma superfície dura durante a corrida. Eles afectam principalmente os seus articulações, ligamentos e tendões. Não tenha medo de escolher um sapato com amortecimento alto para suavizar o impacto. A estrada é uma superfície plana e previsível, por isso não tem de se preocupar em perder estabilidade.
  • Conforto - Materiais confortáveis e construção em conformidade com a forma do pé. A estação mais concorrida para a cidade  são de Primavera a Outono, por isso as partes superiores feitas de materiais respiráveis asseguram respirabilidade e circulação de ar no interior da sapatilha.

Dica Top4Running: É muito importante escolher meias de correr de boa qualidade. Deixe as de algodão em casa, escolha antes as funcionais feitas de materiais sintéticos. Elas previnem bolhas e fricções desconfortáveis que o poderiam pôr fora da corrida.

Mas agora de volta às sapatilhas. Temos  5 recomendações de sapatos de estrada para o ajudar a correr a sua primeira meia maratona ou maratona.

1) Asics Gel-Nimbus

As Asics Gel-Nimbus 24 (e, a partir de Fevereiro de 2023, também as novas e revolucionárias Asics Gel-Nimbus 25) da série Gel Nimbus é sinónimo de conforto e desempenho. Amortecimento FF BLAST+™ e FLYTEFOAM™ juntamente com tecnologiaGEL™ na frente e nas costas do sapato proporciona um grande amortecimento, melhora a absorção de choques e permite um impacto mais suave. Com uma malha macia superior e um painel flexível no meio, este sapato é confortável por longos períodos e adapta-se ao movimento do seu pé. A sola exterior ASICS LITE™ com tecnologia AHAR™ em áreas tácticas aumenta a durabilidade para que possa desfrutar de várias centenas de milhas de corrida com este sapato!

Homem Mulher

Asics_Gel_Nimbus

2) Puma Velocity

Sapato de corrida leve, reactivo e extremamente confortável, este é o Puma Velocity Nitro 2. A agradável espuma NITRO na sola intermédia com nitrogénio e na sola intermédia funcional e o durável PUMA GRIP na sola exterior mantém-no de pé mesmo em superfícies molhadas. As Puma Velocity Nitro 2 são perfeitas para iniciantes no mundo das meias maratonas e maratonas cuja prioridade não é o tempo mais rápido mas sim uma óptima experiência de corrida  em vez disso.

Homem Mulher

Puma_Velocity_Nitro

3) Saucony Triumph

As Saucony Triumph 20 são umas sapatilhas de volume popular graças ao seu geometria equilibrada e queda de 10mm (a diferença em mm entre o calcanhar e o dedo do pé) com uma forma de suporte que o impulsiona para a frente na estrada. A espuma suave PWRRUN+ absorve o impacto de forma soberba e a construção mais ampla e confortável promete um conforto extra, que você vai apreciar na meia maratona ou maratona.

Homem Mulher

Saucony_Triumph

4) Nike Invincible 

Pode contar com as sapatilhas Nike ZoomX Invincible Run Flyknit 2 para cada vez que se faz à estrada. A entressola apresenta o mesmo amortecimento suave e flexível ZoomX encontrado nas melhores sapatilhas da Nike Vaporfly e Alphafly. No entanto, não há aqui nenhuma placa de carbono, uma vez que o Invencível foi concebido como um sapato de treino confortável com amortecimento. Uma grande escolha se quiser desfrutar de uma meia maratona ou maratona no conforto e se perseguir o tempo não for a sua maior prioridade.

Homem Mulher

Nike_ZoomX_Invincible_Flyknit

5) Altra Via Olympus

As Altra VIA Olympus modelo de estrada com amortecimento de alta qualidade para amortecer cada impacto em estradas difíceis. A entresola Altra EGO™ MAX proporciona protecção e conforto sob os pés, enquanto o original FootShape™ Fit dá aos seus pés o espaço que eles precisam para longas distâncias. Altra para principiantes, dizes tu? Claro que sim! A marca Altra torna Sapatilhas de estrada minimalistas com quedas de 0mm (a diferença em mm entre o calcanhar e o dedo do pé). Demora algum tempo a habituar-se a este tipo de sapato porque requer técnica de corrida adequada e tempo para adaptação. Então comece com sapatos de queda zero e gradualmente, habituar-se a eles e alternar com sapatos clássicos. Apesar dos começos mais desafiantes, será recompensado com um o passo natural e todo o potencial dos seus pés. As Altra Via Olympus é também assegurada pelo elevado nível de amortecimento, pelo que a diferença em relação aos sapatos clássicos não é tão significativa. Correm rumores de que uma vez habituado ao Altra, não vai querer mais nenhuma sapatilha!

Homem Mulher

Altra_Via_Olympus

Experimente primeiro os seus novos sapatos de corrida

Encomendou novos sapatos para a próxima  prova e está ansioso por testá-los nessa mesma prova? Errado! As provas são apenas para  calçado experimentado e testado, para os sapatos que sabe que lhe servem, não fazem fricção, e não pressionam em nenhum lugar. Caso contrário, a compra de sapatos novos poderia fazer o efeito contrário e transformar a corrida numa experiência dolorosa - físicamente (bolhas) e também mentalmente (não terminar).

Dica Top4Running: Se você não sabe qual o volume de sapatos a obter, experimente o nosso Shoe Finder ou contacte-nos e nós ajudá-lo-emos!

Uma meia maratona ou maratona é um dos grandes marcos para todos os corredores. Grande atmosfera, fãs à volta e uma sensação incrível depois de cruzar a linha de chegada. Uma experiência forte e emocional que vale a pena. 

Vamos equipá-lo para a sua primeira meia maratona ou maratona!


CONSELHOS SOBRE PRODUTOS