MID SEASON SALE - Poupe até 60 % em artigos seleccionados COMPRE AGORA
TRÓIA-SAGRES NON STOP RUNNING 200KM

TRÓIA-SAGRES NON STOP RUNNING 200KM

28. 11. 2022 5 minutos lendo

O nosso embaixar Bruno Maia vai provar que os impossíveis não existem ao correr 200km Non-Stop entre Tróia e Sagres no dia 09 de Dezembro.

Bruno1
    O nosso embaixador Bruno Maia tem 46 anos, é militar, casado e com dois filhos, e dia 09 de Dezembro vai desafiar os seus limites: fazer o percurso de 200km entre Tróia e Sagres a correr, sem parar. Parece impossível? Bem, para o nosso embaixador esta palavra não existe e o objetivo é exatamente provar que todos somos capazes de nos superar. Apesar deste ser um percurso clássico percorrido anualmente de bicicleta, o Bruno vai ser o primeiro a fazê-lo a correr e por isso vai ser um pioneiro no Ultra Running em Portugal. Quando perguntámos ao Bruno como surgiu a ideia de fazer este percurso a correr e de onde vem este sonho, a resposta foi reveladora da sua ambição: “Sempre fui dado a aventuras e à superação pessoal. Como este percurso já é feito atualmente de bicicleta, porque não fazê-lo a correr?”.
  

 Mas esta corrida tem um objetivo ainda maior que a superação pessoal, e é isto que a torna ainda mais admirável. Tendo sido diagnosticado com um problema de depressão, o Bruno quer fazer estes 200km para chamar a atenção para o problema da saúde mental, um tópico que afeta uma grande parte da nossa sociedade e que não pode ser ignorado.


“Quando a ideia de fazer este percurso a correr surgiu inicialmente, o objetivo era a superação pessoal. No entanto, com o passar do tempo, fui diagnosticado com um problema de depressão, que ainda hoje insiste em preseguir-me e, por isso, quero agora transmitir às pessoas uma mensagem sobre este tópico importantíssimo que é a saúde mental, que afeta silenciosamente uma grande parte da sociedade e que, caso não exista apoio, poderá ter graves consequências. Por tudo isto, no dia 9 dezembro 2022 vou realizar este sonho já antigo e provar que o desporto e o bem-estar podem ser uma enorme ferramenta de superação para o problema da saúde mental. Para mim, a corrida é uma das maneiras de libertar a mente dos pensamentos negativos, de atingir um sentimento de liberdade… é através do desporto que eu travo a minha luta para ser feliz.”
 

fdfdfd

Como ficámos fascinados pela motivação e ambição do Bruno quisemos ir mais fundo e saber mais detalhes sobre esta aventura. Por isso, fizemos mais algumas perguntas:

Que tipo de preparação estás a fazer para uma corrida tão longa?

Acima de tudo estou a fazer muito treino de endurance. Recorro também a alguma experiência em provas longas já realizadas anteriormente que me permite ter uma melhor noção de como me devo preparar para esta aventura.

Vais fazer os 198km sem paragens, ou tens planeados alguns períodos de descanso?

Vai ser uma corrida Non-Stop e com alguns pontos de apoio já delineados, de 20km em 20km.

Que sapatilhas vais utilizar para este evento? Tens alguns produtos que consideres necessários para esta aventura?

Estou a pensar utilizar 2 pares de sapatilhas: as Hoka Mach5 e as Craft CTM Ultra carbon, mas tenho em mente também as Salomon S/LAB PHANTASM CF. Relativamente a outros produtos, juntamente com a Top4Running decidi levar o gorro ECO Lightweight da Top4Running para manter a minha cabeça quente, a T-shirt térmica Nike Pro Dri-Fit para manter a temperatura durante os períodos mais frios, e as meias refletoras Saysky Reflective High Combat para garantir a minha visibilidade durante a noite.

Vai ser possível acompanhar em direto esta tua aventura?

Sim. Vou ligar o relógio GPS à aplicação Garmin Connect, onde vai ser possível acompanhar a minha localização em direto.

Que dicas darias a alguém que também se queira preparar para uma prova Ultra?

Acima de tudo, ganhar experiência em provas longas e muito treino psicológico, porque a mente também se treina e é uma parte crucial para estas provas. E não ir com muita “sede ao pote”, tudo tem o seu timing …

Por último, de acordo com a tua experiência, que conselho darias a alguém que esteja a lidar com problemas de saúde mental?

Tentar ao máximo pedir ajuda, não se fechar em si próprio. Para além disso, arranjar algo que dê prazer de fazer, pois assim a mente vai estar ocupada com coisas positivas. No meu caso o desporto, particularmente a corrida, faz-me sentir livre e dá-me uma alegria enorme que me faz ultrapassar da melhor maneira todo o problema com o qual vivo.

Aqui, na Top4Running, estamos super entusiasmados pelo Bruno e por esta sua aventura louvável, e por isso só temos a agradecer pelo tempo que dispensou para esta nossa conversa e desejar-lhe a melhor das sortes para o dia 9 de Dezembro. Esperamos que esta corrida eleve a importância da saúde mental na nossa sociedade e sirva como uma inspiração para todos aqueles que estão a sofrer com estes problemas.  Se quiseres saber mais sobre o Bruno ou entrar em contacto com ele, podes segui-lo nas suas redes sociais:

INSTAGRAM

FACEBOOK