MID SEASON SALE - Poupe até 60 % em artigos seleccionados COMPRE AGORA
Ténis de corrida adequados para terrenos de montanha e superfícies rochosas

Ténis de corrida adequados para terrenos de montanha e superfícies rochosas

24. 1. 2023 8 minutos lendo

Como escolher uns ténis de corrida para as montanhas e terrenos rochosos? Temos conselhos sobre como abordar a escolha e também dicas específicas sobre modelos populares de ténis de corrida.

O terreno de montanha significa muitas coisas - trilhos não pavimentados, caminhos florestais, pedras ou raízes. O tempo também é um factor importante porque é muito imprevisível nas montanhas e muda a cada momento. No entanto, os sapatos bem preparados para estas armadilhas são

TÉNIS PARA TRAIL

Como escolher uns ténis de trail para a montanha?

Cada pessoa tem objectivos e preferências diferentes que influenciam a escolha do calçado de corrida. Em suma, não existe um melhor de todos Ténis para trail.Mas nós encontramos  7 coisas em que deve pensar quando escolher os SEUS melhores ténis de corrida:

  • O padrão da sola - Aderência durável e agressiva para Segurá-lo em condições de montanha, proporciona-lhe aderência e também estabilidade no terreno. A característica número um dos ténis de trail. O que é que isso significa? Se vai para as montanhas, deixe os ténis de sola lisa e ténis de estrada em casa.
  • A estabilidade - Em terrenos de montanha imprevisíveis, é necessário manter o pé ancorado no sapato, especialmente o calcanhar. Por isso, escolha um sapato que se sinta firme e estável, mas ao mesmo tempo não o empurra para lado nenhum.
  • Amortecimento - Embora a superfície da montanha seja mais macia e os choques não exerçam tanta pressão sobre as articulações como quando se corre na estrada, é bom ter uma camada de amortecimento na sola intermédia. Irá  apreciar isto especialmente em corridas mais longas e quando estiver  a atravessar partes rochosas do trilho. O nível de amortecimento depende de si, tem de descobrir o que se adequa a si e ao seu tipo de corrida. Um amortecimento inferior significa menos conforto mas um melhor contacto com a superfície. Amortecimento mais elevado promete um conforto extra, mas o contacto com o solo será menor e não  será capaz de reagir às mudanças tão rapidamente.
  • Durabilidade - Parte superior durável mas respirável e uma sola exterior resistente que resiste a tudo o que o trilho lhe reserva. Outra vantagem do calçado de trail em relação ao calçado de estrada.
  • Largura do sapato - Se tiver um pé mais largo ou apenas precisar de mais  espaço, escolha sapatos com uma construção mais larga.
  • Membrana Gore-Tex- Para chuva ou neve, usar um sapato com membrana Gore-Tex que repele a água mas, ao mesmo tempo, mantém o pé respirável.
  • Drop - Um número que indica a diferença de altura entre o calcanhar e o dedo do pé. Quanto mais baixo for, mais natural será o passo do sapato. Tem muitos aspectos positivos, mas também requer um período de adaptação, uma transição gradual e uma técnica de corrida adequada para evitar sobrecarregar os gémeos e o tendão de Aquiles.

Encontrar os ténis de corrida certos por vezes leva tempo, mas vale  mesmo a pena.... Tentar, tentar e tentar, é disso  que se trata. Mas não  se preocupe, nós temos  a dica para acelerar o processo! Temos 5 sapatos de trail populares e testados para si. Experimente um deles!

1) INOV-8 Roclite 

Os INOV-8 Roclite Ultra G 320 é conhecido como o Roclite com esteróides. Porquê? Porque consegue lidar com qualquer terreno e qualquer distância! O núcleo do sapato é o revolucionário G-FLY composto de amortecimento de grafeno. Absorve eficazmente as vibrações e os choques, mas não é tão suave como é comum nos ténis de corrida almofadados. Isto significa que tem uma vida útil extremamente longa e, acima de tudo, uma estabilidade superior quando se desloca em condições técnicas de trilho, o que é ideal para a corrida de montanha. Mas  isso não é tudo. A parte superior totalmente nova e os reforços estabilizadores garantem que pode percorrer terrenos técnicos em segurança, por isso o sapato mantém uma excelente maneabilidade, quer esteja a correr num trilho de montanha ou em rocha. A construção do sapato  é de largura média para conseguir um compromisso entre estabilidade e manobrabilidade, mas a parte superior é suficientemente larga na parte da frente do sapato para os dedos dos pés e arcos transversais o espaço necessário.

Homem Mulher

inov8_roclite_ultra

2) la Sportiva Jackal

The La Sportiva Jackal resiste a qualquer terreno e foi concebido para corrida de média e longa distância. Graças à FriXion Red sola exterior de dupla rigidez, este modelo tem uma óptima relação aderência-durabilidade. Algumas centenas de quilómetros com este sapato significam que haverá muitas aventuras na montanha! Combinadas com a sola intermédia Infinitoo™ a sua construção permite aliviar os pés e as articulações. A cereja no topo do bolo em termos de conforto geral é a ajuste mais largo que proporciona muito espaço para os dedos dos pés. O modelo também está disponível numa versão Gore-Tex - la Sportiva Jackal GTX.

Homem Mulher

la_sportiva_jackal

3) Salomon Ultra Glide 

The Salomon Ultra Glide 2 oferece um elevado conforto e é ideal para longas distâncias. A sola Contagrip® MA proporciona uma aderência fiável numa variedade de superfícies e a Profeel Film garante uma óptima aderência em superfícies molhadas e sobre rochas. A parte superior de alta qualidade com SensiFit technology proporciona um ajuste confortável, mas também firme, à volta do pé. Quicklaceé também uma vantagem. A Energy Surge sola intermédia de espuma com uma forma curva Reverse Camber amortece o impacto, o que é essencial em trilhos mais longos nas montanhas.

Homem Mulher

Dica Top4Running: Equipe-se com Equipamento Salomon para corrida em montanha. Pode encontrar mochilas de corrida, coletes, pacotes de hidratação e muito mais aqui!

Salomon_Ultra_Glide

4) Saucony Endorphin

Quer sentir o vento no seu cabelo e a verdadeira velocidade da montanha? Então calça os Saucony Endorphin Edge de trail. A combinação de PWRRUN PB espuma de amortecimento e Carbitex™ A placa de carbono será a sua força motriz! É capaz de suportar todos os rigores de terrenos difíceis e é adequada para para percursos curtos e longos. A flexible Carbitex™ MonoFlex A placa de carbono proporciona velocidade sem perder o contacto com a superfície. A parte superior em malha leve e respirável elimina activamente a humidade e mantém os pés secos com maior absorção e evaporação mais rápida. A solaPWRTRAC funde-se literalmente com o trilho e proporciona aderência para que se possa concentrar apenas no desempenho e nas belas vistas da montanha!

Homem Mulher

Saucony_Endorphin_Edge

5) Altra Lone Peak

A última geração da colecção Lone Peak, the Altra Lone Peak 7, mantém todos os pontos fortes dos seus antecessores, além de algumas novas funcionalidades. A parte superior Quick-Dry Air Mesh do sapato, juntamente com uma língua bem ajustada, abraça o pé com ainda mais conforto e estabilidade geral. A malha é utilizada no calcanhar e na biqueira para uma absorção da humidade muito eficaz. A entresola Altra EGO™ absorve os choques sem perder a estabilidade. A agressividade MaxTrac™ da sola exterior com ângulo TrailClaw™ presilhas melhora a aderência, para que o sapato se agarre à superfície da montanha com ainda mais vigor. Tal como noutros modelos Altra, pode contar com zero drop (Altra ZeroDrop™ plataforma da sola exterior + Altra FootShape™) para uma passada natural. Mais uma vez, enquanto ténis com zero-drop tem muitas vantagens, mas é preciso algum tempo para se habituar a eles.

Homem Mulher

Altra_Lone_Peak

Desfrute da aventura na montanha com Top4Running!


CONSELHOS SOBRE PRODUTOS