END OF SEASON SALE! Escolha a partir de mais de 5400 produtos -- days --:--:-- Comprar agora
Sapatilhas de trail adequadas para caminhadas na montanha

Sapatilhas de trail adequadas para caminhadas na montanha

11. 1. 2023 7 minutos lendo

Está a planear uma caminhada ou um passeio e não sabe que sapatilhas usar? Deixe as botas pesadas em casa e escolha antes sapatilhas de trail. São leves, confortáveis e seguras. Leia as nossas dicas!

Bela natureza, vistas de cortar a respiração, ficar ao ar livre. As caminhadas de montanha são uma das actividades de lazer mais populares. Mochila embalada, roupa pronta, mas e os sapatos? Nós  damos-lhe conselhos! Não interessa se vai dar um passeio de uma hora ou uma caminhada de um dia. Em caso de caminhada de montanha, trata-se especialmente de de resistência em superfícies irregulares. É por isso que o seu melhor parceiro serão

SAPATILHAS DE TRAIL PARA LONGAS DISTÂNCIAS

Aqui estão alguns motivos:

  • Aderência -O terreno de montanha é variado e por vezes muito imprevisível, por isso é necessário um calçado com um padrão na sola para apoiar a sua estabilidade e reduzir o risco de queda. As Sapatilhas de Trail também podem lidar com Gelo e neve, por isso os dispositivos de tracção ou sapatos com espigões de metal não são sempre necessários para caminhadas de Inverno nas montanhas portuguesas.
  • Peso leve - A maior vantagem das sapatilhas de trail sobre as botas de caminhadas  pesadas é o seu Peso leve. Você não quer transportar uma carga extra nos seus pés, além da Mochila nas suas costas!
  • Amortecimento e conforto - As espumas amortecedoras são um factor essencial para o conforto mesmo em longas distâncias. Os seus pés e especialmente os seus articulações, ligamentos e tendões apreciá-lo-ão.
  • Duráveis e respiráveis ao mesmo tempo - A construção sólida do sapato previne abrasões e os materiais respiráveis da parte superior asseguram óptima circulação de ar.

Dica Top4Running: A menos que haja uma tempestade no exterior, não deixe que o tempo o prive de uma aventura na montanha! Para superfícies molhadas, lamacentas ou com neve, use sapatos de rasto com uma membrana GORE-TEX para assegurar a impermeabilização sem ferver o pé.

Toda a gente prefere diferentes tipos de sapatilhas e algumas pessoas adoram botas pesadas para caminhadas. Mas inspire-se, tente Sapatilhas de trail, e desfrutar de um passo ligeiro mesmo em altitude. Nós na Top4Running recomendamos estas 5 marcas e modelos!

1) Altra Lone Peak

Os modelos Altra são conhecidos pela sua queda zero - ou seja, diferença zero entre o calcanhar e o dedo do pé.. Isto permite que o pé caminhe naturalmente. A durabilidade da sola MaxTrac™ com pitões TrailClaw™ angulares irá mantê-lo preso ao solo em terreno de montanha e os materiais almofadados no seu interior dão-lhe muito conforto. Este tipo de sapato leva algum tempo a habituar-se, mas quando se usar as Altra, não vai querer de nenhuma outra forma!

Homem Mulher

Outros modelos Altra adequados para caminhadas de montanha: Altra Olympus (acolchoamento alto), Altra Superior

Altra_Lone_Peak

 

2) Inov-8 Trailfly

Para caminhadas realmente longas (mesmo de vários dias), use as Inov-8 Trailfly Ultra G 300 Max. A sola TRAILFLY promete uma aderência superior e a espuma G-FLY com grafeno absorve o choque mesmo depois de várias dezenas de quilómetros. O pé dentro do sapato assenta firmemente, de forma fiável, mas confortável. Os materiais utilizados combinam respirabilidade, leveza, e durabilidade. Graças à ampla construção, apreciará o amplo espaço para os pés e o espaço para o trabalho natural do arco transversal. A tecnologia ADAPTER FLEX (A ranhura de 10 mm de profundidade na parte do meio do amortecedor) aumenta radicalmente a flexibilidade de todo o sapato e assim a sua capacidade de sentir o terreno.

Homem Mulher

Outros modelos Inov-8 adequados para caminhadas de montanha: Inov-8 Parkclaw, Inov-8 Roclite (sola superior, amortecedor inferior)

inov-8_trailfly

3) la Sportiva Akasha

Para longas distâncias nas montanhas, as la Sportiva Akasha II irão ajudá-lo a chegar lá. A sola intermédia Cushion Platform™ assegura uma passada suave e o Trail Rocker™ da sola exterior assegura um andamento suave. O pé assenta lindamente no sapato, o calcanhar é firmemente colocado e o tornozelo é dotado de flexibilidade, prometendo máximo conforto e confiança em trilhos secos mas também em  superfícies lamacentas ou rochas.

Homem Mulher

Outros modelos la Sportiva adequados para caminhadas de montanha: la Sportiva Tempesta GTX (para terrenos húmidos e neve, a possibilidade de espigões de metal inteiros para terrenos gelados - deve ser comprada separadamente), la Sportiva Akyra (para caminhadas ligeiras, também disponível na versão GTX)

la_sportiva_akasha

4) Asics Fuji Speed

Embora este sapato tenha a palavra velocidade no seu nome, foi concebido especialmente para distâncias mais longas, para que o possa usar com o coração calmo numa caminhada de montanha. A sola ASICSGRIP™ proporciona aderência e a sofisticada Parte superior Nexkin torna o sapato mais resistente a escoriações de rochas e raízes. Então, porque a "velocidade" no nome? Este modelo é inspirado nos modelos de corrida da Asics e também apresenta um placa Pebax e tecnologia GUIDESOLE™ . Estas tecnologias apoiam um subida e descida suaves no terreno mais desafiante.

Homem Mulher

Outros modelos Asics modelos adequados para caminhadas de montanha: Asics Fuji Lite, Asics Gel-Trabuco

Asics_fujispeed

5) Nike ZoomX Zegama

Até a Nike tem vários modelos que o segurarão numa caminhada de montanha. Um dos nossos favoritos é o Nike ZoomX Zegama. A sola Nike ZoomX dá-lhe confiança e estabilidade quer você esteja a subir uma encosta rochosa ou descer abruptamente num trilho traiçoeiramente escorregadio. A parte superior durável, juntamente com um interior confortável e inteligentemente colocado pitões à volta dos tornozelos protect against flying pebbles.

Homem Mulher

Outros modelos Nike adequado para caminhadas de montanha: Nike Pegasus Trail (também disponível na versão GTX), Nike Air Zoom Terra Kiger

Nike_zoom_x_zegama

Conselhos práticos para a escolha das sapatilhas certas:

  • Tamanho e largura adequados - Os pés vão inchar durante uma longa caminhada e precisam de mais espaço. Portanto, escolha um sapato 1 - 2 tamanhos maiores do que os que normalmente usa e um sapato mais largo, se necessário.
  • Não existe um sapato universalmente correcto - Lembre-se que cada pessoa tem necessidades e preferências diferentes, por isso o termo "o sapato certo" significará algo diferente para todos. Caminhe neles, experimente-os e observe como se sentem.
  • Experimentar a sapatilha - Antes de encontrar o SEU sapato, recomendamos que experimente o modelo escolhido para ter a certeza. 

Prepare-se para uma caminhada de montanha com a Top4Running!