Qual é a melhor superfície para correr?

Qual é a melhor superfície para correr?

19. 12. 2021 3 minutos lendo

Em superfícies macias e duras, os teu músculos de corrida são utilizados de forma diferente e, por isso, são activados diferentes grupos musculares. A maior vantagem de correr na relva ou na floresta é que é estes terrenos são extremamente suaves para as tuas articulações e pés. Isto evita lesões.

Estás a treinar para um novo recorde pessoal na pista? Queres arrasar com o teu recorde dos 10km na próxima corrida de estrada?  Não deves cair no erro de treinar apenas nestas superfícies mais duras.

Queres manter-te livre de lesões? A variedade é a chave!

Spoiler: Não existe uma superfície de corrida ideal, tudo depende do teu objectivo de treino. Em superfícies macias e duras, os teu músculos de corrida são utilizados de forma diferente e, por isso, são activados diferentes grupos musculares. A maior vantagem de correr na relva ou na floresta é que é estes terrenos são extremamente suaves para as tuas articulações e pés. Isto evita lesões. E também fortalece os teus pés. Quando corres na relva, os pés têm de trabalhar muito mais porque recebem pouca energia de impulsão de volta do solo macio.

Running 4

Que sessões de treino são adequadas para os diferentes tipos de superfícies?

Em particular, sessões durante a tua preparação funcionam sempre bem em relva ou floresta. À medida que te aproximas do início da época e queres acrescentar mais velocidade às tuas sessões de ritmo, podes gradualmente começar a fazer mais e mais sessões de estrada ou pista. Deves ter sempre em mente que as tuas corridas em superfícies mais macias são automaticamente um pouco mais lentas do que na pista ou estrada. 

No entanto, podes fazer as tuas corridas de recuperação em superfícies suaves durante todo o ano. Em muitos grupos de treino nos EUA, é comum fazer sessões de corrida na relva durante todo o ano.

Running 5

Faz sentido usar o mesmos calçado de corrida em todas as superfícies?

Deves usar sapatilhas diferentes, dependendo do objectivo da sessão. O solo macio dá-te um amortecimento natural. Para corridas de recuperação ou sessões em que fazes muitos kilómetros, deves escolher uma sapatilha com muita estabilidade. Por exemplo,  as Asics GEL-Kayano 28, On Running Cloudstratus ou Adidas Solar Glide 3 podem ser adequadas. Na chuva, neve e em solo escorregadio na floresta, umas sapatilha de trilho como as Asics GEL-FujiTrabuco Sky ou as New Balance Shando W também são adequadas.

Tens uma sessão de 300m de intervalo na agenda para hoje? Queres acelerar a sessão? Neste caso, deves optar por umas sapatilhas leves como as Adidas Adizero Pro, Asics Tartheredge ou as Nike Air Zoom Tempo NEXT%.

Running 6

Então, porque não mudas a tua próxima sessão para o campo de futebol mais perto de ti ou para os trilhos que normalmente utilizas para os teus passeios de domingo?