Correr durante a gravidez - Como gerir a corrida e quais as regras a seguir?

Correr durante a gravidez - Como gerir a corrida e quais as regras a seguir?

10. 5. 2022 7 minutos lendo

A gravidez não tem de significar que se tem de parar de correr. A actividade física é boa para a saúde numa quantidade apropriada e na forma certa. Como combinar um teste de gravidez positivo com sapatos de corrida?

Como pode a corrida afectar a gravidez?

A gravidez é diferente para cada mulher. É por isso que não é apropriado para dar conselhos, tais como "o que é o melhor". Se você é um corredor entusiasta, definitivamente nãot tem de deixar de correr. Por outro lado, não é bom exceder os registos pessoais durante a gravidez ou começar a correr se o seu corpo não está habituado a isso. Vamos focar em cada trimestre em detalhe, mas estes dois factos básicos aplicam-se a toda a gravidez:

  • Consultar tudo com um ginecologista/médico - Exames regulares e consultas de saúde são essenciais durante a gravidez. Discuta as suas opções de actividade física com o seu médico. Que formas é que o médico recomenda?
  • Ouça o seu corpo - Se tiver a luz verde do médico, o senso comum entra em jogo. O corpo envia sinais claros, de cada vez. Escute-os e utilize-os em seu proveito.. Se tem a energia e o desejo de se mover, vá mover-se. Se se sentir cansado, descanse. E o mais importante, não concentre-se nos tempos de corrida que teve antes da gravidez ou em qualquer outro número. Correr é uma alegria!

Correr no primeiro trimestre 

O primeiro trimestre está cheio de exames médicos. É também a parte mais arriscada da gravidez e é frequentemente acompanhada por náuseas desagradáveis, grande fadiga, ou dores nos seios. Neste caso, é apropriado ouvir o seu corpo. Se as mudanças da gravidez não o restringirem, pode correr sem qualquer problema. Tente manter o seu ritmo cardíaco até 140 batimentos por minuto, não puxe demasiado por você mesmo, e certifique-se de que bebe água suficiente. Caso contrário, permita-se descansar e ganhar a energia necessária.

Dica Top4Running: No o início da gravidez, os seios's  das mulheres começam a aumentar e isto também pode afectar a sensação durante a corrida. Obtenha um soutien desportivo com elevado apoio que lhe proporcionará conforto e confiança.

adidas_dámské_běžecké_boty

Correr no segundo trimestre

No segundo trimestre, idealmente, as náuseas e a dor devem desaparecer. No entanto, com a barriga a crescer, vêm  outras mudanças - o centro de gravidade do corpo avança mais, o que pode ser invulgar para si nos primeiros momentos. Tenha cuidado enquanto  corre e equipa-te com esta combo de corrida:

  • Sapatilhas de corrida com amortecimento - Sapatilhas = a base de uma corrida saudável. Durante a gravidez, é ainda mais importante o equipamento do que antes. Investir em sapatilhas de corrida de qualidade que absorvem o choque e protegem as suas articulações.
  • Leggings de maternidade - Graças ao espaço para a barriga crescente, o movimento é muito mais confortável.
  • Cinto de suporte à gravidez - É utilizado como suporte para postura correcta, alívio para as costas, menos pressão sobre os músculos da zona pélvica ou para fortalecer a parede abdominal. Também pode utilizá-lo para passeios ou para uso casual no segundo ou terceiro trimestre.

Tente correr principalmente em estradas planas, e substitua a estrada dura por uma superfície macia, como uma floresta, prado, estrada de terra, ou pista de atletismo. A superfície macia significa menos stress nas suas articulações e uma forma mais suave para a sua barriga em crescimento.

Correr no terceiro trimestre

Atenção em primeiro lugar - isto está a decorrer no terceiro trimestre. Se o seu estado de saúde e quantidade de energia o permitir, funcione a um ritmo muito fácil  e de preferência com um parceiro, que o ajudará em caso de complicações. Se não, não set force a nada. Mas tente ficar no "movimento confortável". Sentar-se ou deitar-se constantemente não é saudável. Se correr não for bom para si, substitua-o por caminhadas na natureza, yoga, natação, ou alongamentos.

těhotenství_protahování

Perigos de correr durante a gravidez

Em alguns casos, correr durante a gravidez pode ser indesejável ou mesmo perigoso para a mulher e para a criança. Que complicações desagradáveis podem ocorrer?

  • Problemas respiratórios e incapacidade de acalmar a respiração
  • Hemorragia vaginal
  • Contracção
  • Sentimentos de vertigens
  • Dores de cabeça
  • Dores no peito
  • Dores musculares e nas articulações

Se estes sinais de aviso começarem a aparecer, pare e não continue a correr. Discutir de imediato estas complicações com o médico, que irá sugerir os próximos passos. 

Meia maratona / Maratona durante a gravidez. Sim ou não?

Planeia correr uma meia maratona ou uma maratona durante a sua gravidez? É apropriado corrê-la? Em alguns casos individuais isto é possível, mas de acordo com os médicos é considerado perigoso. Durante uma performance intensa, como uma maratona ou meia maratona, o corpo sobreaquece e dentro do corpo sofrem mudanças de pressão, que podem causar problemas para o bebé. Para a paz de espírito, recomendamos adiar a corrida para a próxima vez. A Roupa de corrida estará à sua espera no armário, e depois de dar à luz, terá um desempenho muito melhor do que durante a gravidez, sem riscos. E também, o seu maior fã - o seu bebé - estará à sua espera na meta!

Quando começar a correr depois de dar à luz?

Após o parto, será necessário algum tempo para se habituar aos novos hábitos e rotinas que vêm com a maternidade. Dê a si próprio pelo menos seis semanas para aclimatar e curar todas as feridas pós-parto. Comece devagar, não puxe os limites, e consulte tudo com um médico para ter a certeza.

Como se pode ver, não é necessário desistir das corridas durante a gravidez. Ouça as instruções do médico, e o seu corpo e desfrute de cada quilómetro que o seu corpo corre ou caminha. É aconselhável ser activo, de um ponto de vista físico, mental, e também de saúde.

 Quilómetros de gravidez? Equipe-se com a Top4Running!


CONSELHOS PARA TREINO