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Correr depois de 40: Como começar e o que deve ter cuidado?

Correr depois de 40: Como começar e o que deve ter cuidado?

16. 1. 2023 6 minutos lendo

Dizem que a idade é apenas um número. Apaixonou-se por correr mesmo depois dos 40 anos. Como começar a correr, o que há de especial na meia-idade e quais os riscos potenciais a ter em conta?

O que  há de bom em correr? Só precisa de bons sapatos, tempo, e disposição para se mover. 40, mas também 50 anos é uma idade bela e aventureira. Muitas pessoas gostam de experimentar coisas novas durante este período. E correr é uma delas!

Correr depois dos 40 e as suas especificidades

O movimento regular é muito importante para o bom funcionamento do corpo e da mente. Sim, mesmo depois dos 40! No entanto, tem as suas especificidades. Considere-as antes da sua primeira tentativa:

1) Estado de saúde actual

Estes podem ser diagnósticos actuais, tais como doenças crónicas ou cardiovasculares, artrose, ou lesões anteriores do sistema ósseo muscular. O excesso de peso é também um risco porque coloca enorme pressão nas articulações, ligamentos e tendões. Se já lidou ou está actualmente a lidar com problemas de saúde, consulte o seu médico de clínica geral ou fisioterapeuta sobre correr e se é adequado para si.

2) Actividade numa idade mais jovem

Se foi activo e desportivo durante a sua vida, e tem um historial de corrida ou exercício, o seu regresso as sapatilhas de corrida será muito mais fácil. Mas não se preocupe! Pode passar sem isso. Nesse caso, comece com caminhadas, depois corridas curtas a um ritmo muito suave , e acima de tudo, ouvir os sinais do seu  corpo. O principal é querer, começar e persistir!

3) A sua motivação interior

Primeiro, tem de descobrir PORQUÊ quer começar a correr. Deseja melhorar a sua condição de física? Perder peso? Preparar-se para a sua primeira competição de corrida? Ou ser activo e passar tempo na natureza? Cada PORQUÊ significa uma abordagem ligeiramente diferente à corrida e ao estilo de vida em geral. Se se quiser preparar para uma corrida, provavelmente estará concentrado em tempo, ritmo e desempenho. Neste caso, um relógio desportivo irá ajudá-lo e terá todos os números num só lugar. Se quiser correr por prazer ou para melhorar o seu estado de saúde, é suficiente vestir roupa de corrida e ir para uma aventura de corrida!

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Como começar a correr na meia-idade?

Muito bem, está determinado, sabe o seu PORQUÊ, e não tem problemas de saúde. Óptimo, está na hora de começar! Como começar a correr com alegria e em harmonia com a sua saúde?

  • Comece devagar mas com segurança - Não puxe  muito ao início. Se estiver a voltar a correr após uma pausa, inclua primeiro as corridas fáceis, cerca de 5 km. Se estiver apenas começar o seu corpo não está habituado a mover-se, comece por , alternar entre correr e andar.
  • Descansar e regenerar - Concentre-se tanto na regeneração como nas próprias corridas. Certifique-se de que dorme com qualidade, come alimentos nutricionalmente ricos, bebe muita água, alonga, vai a uma massagem ou a um mergulho. 
  • Incluir treino de força - Os músculos suportam os ossos e reduzem o risco de lesões articulares, tendinosas e ligamentares. Se o seu tempo permitir, inclua treino de força pelo menos uma vez por semana. Pode usar halteres ou o seu próprio corpo.
  • Ouça o seu corpo - Provavelmente o ponto mais importante. O corpo é um sistema muito inteligente e está constantemente a enviar-lhe sinais. Aprenda a ouvi-los. Se você esta cheio de energia, coloque os seus ténis e corra. Se algo o magoa ou se estiver cansado, abrande e descanse. Não ´é preguiça, but the ability to work with your ego. Graças a isto, poderá fazer quilómetros de corrida sem lesões durante vários anos.

DICA: Se não quer correr sozinho, junte-se a um grupo de corrida na sua área, corra com um amigo ou experimente o popular Canicross com o seu amigo canino!

Se se sentir bem durante e após a corrida, não será incomodado por dor ou fadiga, pode aumentar ligeiramente a distância e o tempo da corrida. Além disso, leia as nossas dicas do TOP4TRAINING series - como correr 5 km e 10 km! No caso de um plano de formação específico, contactar um treinador de corrida que lhe ensinará a técnica correcta de corrida e criará sessões de treino individuais.

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A corrida e os seus benefícios para a saúde

Pode parecer um pouco tendencioso, mas temos de dizer uma coisa - CORRER É SIMPLESMENTE FANTÁSTICO! É uma das actividades mais naturais para os seres humanos. Além disso, tem vários benefícios para a saúde que apreciará especialmente fora da pista de corrida. Quais são eles?

  • Melhorar condição física
  • Melhor saúde cardiovascular e fortalecimento do coração
  • Imunidade mais forte e defesa contra bactérias e vírus
  • Melhor sono e concentração nas actividades diárias
  • Melhor bem-estar mental 
  • Um aumento das despesas calóricas e um grande instrumento para a perda de peso

Correr depois de 40 e os seus riscos

Os maiores riscos de funcionamento são lesões, sobrecarga do sistema osteomuscular, ou problemas respiratórios. No entanto, isto aplica-se a todos os corredores, independentemente da idade. Em qualquer caso, com o aumento da idade, as lesões curam mais mal, demoram mais tempo, e há maiores possibilidades de dor nas articulações, tendões, ou músculos. A corrida é também um risco maior para pessoas com excesso de peso, devido à já mencionada pressão sobre o sistema osteomuscular e o sistema de apoio ou pior actividade cardíaca. Se tiver quaisquer complicações, consulte-os com o seu médico.

E então, decidiu correr pela primeira vez? Acreditamos que vai adorar correr tanto como nós. Equipe-se na Top4Running e desfrute ao máximo dos quilómetros de corrida!


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