MID SEASON SALE - Poupe até 60 % em artigos seleccionados COMPRE AGORA
Como lavar e cuidar de vestuário funcional?

Como lavar e cuidar de vestuário funcional?

3. 2. 2023 7 minutos lendo

Como lavar e cuidar de roupas funcionais para que durem funcionalmente e tenham uma vida longa? Leia as nossas dicas da Top4Running!

Termina a sua corrida, tira a roupa suada, atira-a para a máquina de lavar e liga o primeiro programa que vir. Simples e claro! Ou não? Isto não se aplica ao vestuário funcional. Contém fibras finas, membranas e tecnologias modernas que são destruídas quando lavadas incorrectamente e as roupas perdem a sua funcionalidade, o que definitivamente não quer. Leia como cuidar da sua roupa funcional correctamente!

Materiais funcionais para vestuário

  • Materiais  sintéticos - poliéster, poliamida, polipropileno
  • Materiais naturais - lã merino, fibras de bambu.

Os materiais sintéticos são a opção mais barata, mas não't aquecem tanto no Inverno e são mais fedorentos depois de uma actividade (mais adequados para dias quentes). Os materiais naturais são mais caros, mas retêm calor em tempo frio e podem absorver odores de suor (mais adequado para dias frios).

Vestuário de homem Vestuário feminino

Jak_prát_funkční_prádlo

10 regras a seguir na lavagem de roupa funcional:

  • Seguir sempre as instruções na etiqueta do produto para a temperatura de lavagem correcta. Realmente sempre. Sempre!
  • Se tiver a opção, escolha o programa para "vestuário desportivo" ou "roupa de exterior" na sua máquina de lavar.
  • Se não, escolha um programa curto, um programa para lã ou roupa macia - sempre ajustada à temperatura no etiqueta.
  • Dividir a roupa suja em colorida / branca.
  • Fechar todos os fechos de correr para proteger a fibra e virar a roupa de dentro para fora.
  • Primeiro, molha a tua roupa suja - As corridas de obstáculos são óptimas! Mas aqueles que já lavaram a roupa depois deles reconhecerão que este é o último obstáculo adicional. Antes de colocar a roupa na máquina de lavar, mergulhe-a em água morna com um pouco de gel para roupa funcional e deixe-a de molho durante pelo menos uma hora.
  • Não lavar roupa funcional muitas vezes, elas perdem a sua funcionalidade - lave t-shirts, casacos de corrida, e calças apenas à mão depois do exercício e deixe  secar. Lave sempre a sua roupa interior, abriga mais bactérias e suor.
  • Não use lixívia, amaciador ou clássico  detergente em pó - Estes produtos destroem as fibras e as roupas perdem as suas características funcionais.
  • Não seque a roupa lavada na máquina de secar, mas deixe-as secar livremente à temperatura ambiente ou numa sala ligeiramente fria.
  • Não passar a ferro roupa seca.

Que produtos utilizar para vestuário funcional?

Para lavagem de roupa desportiva, é aconselhável adquirir um gel especial de lavagem para roupas funcionais, que é suave em membranas e materiais. Os géis de lavagem adequados são, por exemplo:

  • Atsko Sport Wash - Adequado para roupas funcionais, lã e penas. Restaura tecidos, e membranas e contribui para uma maior duração. Remove nódoas e desodoriza a roupa. É feito com base na origem vegetal e é lavado completamente quando é enxaguado - não deixa qualquer resíduo na roupa e não há risco de erupções cutâneas no corpo.
  • Granders Performance Wash - Produto muito suave e eficaz, adequado para todos os tipos de vestuário funcional e vestuário com membranas.

CUIDADO COM O AMACIADOR - A função do amaciador de tecidos é amaciar e perfumar a roupa. No caso de roupa funcional, a sua utilização é desnecessária, mesmo indesejável.. O amaciador de tecidos envolve as fibras nas membranas, destrói-as e as roupas perdem a sua funcionalidade.

Jak_prát_funkční_oblečení

Lã Merino - Milagrosa ou inútil?

Lã extremamente fina com o nome de  uma ovelha doméstica chamada Merino. A sua produção é principalmente na Austrália e Nova Zelândia.. No mundo da corrida é muito popular  e cada vez mais pessoas estão a tentar obter o mesmo - não só corredores, mas também turistas ou caminhantes que saem para a natureza ou para as montanhas no Inverno. Os seus principais benefícios são:

  • É fina, macia, e muito agradável
  • Vai manter o seu corpo quente, mas não ira  acumular suor
  • Absorve perfeitamente os odores e o suor
  • É antibacteriano - não é necessário lavá-lo após cada actividade
  • É feito de material natural #biofriendly

Lã Merino é uma grande  companheira  em tempo frio, por isso recomendamos com a consciência tranquila! Algumas pessoas podem ser desencorajadas pelo preço mais elevado, mas mesmo assim vale a pena investir numa peça merino. Tem uma vasta gama de utilizações (corrida, esqui, caminhadas, caminhadas e viagens às montanhas) e, se cuidarmos bem dela, durará muito tempo e o nosso investimento irá certamente regressar!

Como cuidar de lã merino?

  • Ler sempre as instruções na etiqueta do produto.
  • Lavar no " progama" wave (30 até 40 °C) na velocidade minima (máximo 800 rotações por minuto).
  • Para preservar todos os benefícios, escolha um produto para merino - por exemplo, produtos com lanolina (com  óleo suave em fibras de merino). Também pode usar Atsko Sport Wash, que é adequado tanto para materiais naturais como artificiais.
  • Se a lavar à mão, deixe-a em água morna com produto de  limpeza durante cerca de uma hora. E o que é importante - não torcer! Os fios podem ser danificados.
  • Após a lavagem, deixar a roupa secar livremente. Não usar o secador, e não passar a ferro.

Dica Top4Running: Qualquer outro vestuário funcional feito de lã e materiais naturais, lavar sempre como merino. Os materiais naturais requerem sempre um programa de lavagem e detergentes especiais para "lã".

Roupa de Merino

Existem muitos tipos e tecnologias de vestuário funcional. Mas todas as peças de vestuário funcionais contêm membranas. O que garantem eles? Membranas em vestuário funcional e desportivo asseguram a sua funcionalidade e conforto durante a actividade física. Basicamente:

Permitem que o suor escape - não  irá acumolar o calor do suor.
Impedem a humidade externa de entrar - não irá molhar-se.

Inspire-se com peças funcionais e desfrute de cada corrida:


CONSELHOS SOBRE PRODUTOS